Para jovens e adultos, a partir dos 18 anos, que queiram conhecer a vida de uma comunidade de vida consagrada ou seminário.

Mantém-se o ritmo normal de estudos ou trabalho; no restante tempo, em vez de irem para suas casas, participam da vida da comunidade em que escolherem ficar essa semana.

Cada um inscreve-se na comunidade que escolher. Pode fazê-lo directamente para os contactos apresentados em cada casa.

Cada casa indica o dia de começo e de fim. Acertos de horários fazem-se directamente com a casa escolhida.

 

PARA RAPARIGAS

 

Religiosas de Maria Imaculada

  • Localização: Rua Frei Tomé de Jesus, nº 16, perto da estação do Metro de Roma e Entrecampos
  • Contactos: Irmã Elisabete Melo (elimrmi@gmail.com)
  • Quantidade: 1 rapariga
  • Data: de segunda (01/maio) até sábado (06/maio)
  • Apresentação: “Neste contexto concreto de Lisboa trabalhamos com jovens estudantes e temos um Centro de Atenção e Escuta de Jovens e Emigrantes. O nosso Carisma é apostólico e define-se como salvação e prevenção da jovem desde o amor, respondendo aos desafios de hoje, pondo em prática quantos meios a experiência vá ensinando para o maior bem das jovens. A nossa missão é evangelizar, ser testemunha de Jesus Cristo e prolongar no tempo de forma nova e própria a intuição apostólica de Vicenta Maria. Com rosto acolhedor, de mulheres seguidoras de Jesus, que acompanham, caminham, orientam adolescentes e jovens ausentes de seu lar ou em outras situações de risco e fragilidade, para que possam chegar a ser pessoas com capacidade de decisão e de fazer opções com critérios evangélicos.”

 

Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus

  • Localização: Clínica Psiquiátrica de S. José, Azinhaga da Torre do Fato, nº 8, 1600-774 Lisboa (junto ao Continente de Telheiras)
  • Contactos: Ir. Fernanda Oliveira (fernanda.o.hsc@gmail.com / Tlm: 927744933
  • Quantidade: 2 raparigas
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (7/maio)
  • Apresentação: “Somos uma comunidade de 6 irmãs que vivemos a hospitalidade continuando a missão sanadora de Jesus, acolhendo e prestando cuidados a pessoas que sofrem de doença mental e/ou deficiência física,  Com uma forte sensibilidade às pessoas que sofrem, procuramos que a nossa vida vença a indiferença e seja um “grito” em favor destas pessoas que são tantas vezes atiradas para a margem da sociedade.”

 

Irmãs Missionárias da Consolata

  • Localização: Rua São João De Brito, 5, 1700 – 359 Lisboa.
  • Contactos: Ir. Lúcia – Tlf: 218 209 236
  • Quantidade: 3 raparigas
  • Data: de sábado (29/abril) a sábado (6/maio)
  • Apresentação: “Os Missionários e as Missionárias da Consolata são uma família de consagrados e consagradas, constituída por sacerdotes, irmãos e irmãs, para o anúncio de Cristo a todos os povos. Fundados pelo beato José Allamano, no âmbito da Igreja de Turim, no Santuário de Nossa Senhora da Consolata, em 1901, e as irmãs em 1910, distribuem-se hoje por várias Igrejas locais, como expressão da missão Ad Gents da Igreja. Os Missionários e as Missionárias da Consolata dedicam-se totalmente à tarefa evangelizadora da Igreja, vivendo o espirito de familia em comunhão fraterna e professando a pobreza, a castidade e a obediência no espírito das bem-aventuranças evangélicas. Abrem o coração aos povos de todo o mundo, como testemunhas da universalidade da Igreja, e superam não só as barreiras territoriais, mas também as raciais, culturais, sociológicas ou religiosas. Têm Maria como inspiradora e Mãe e veneram-na com o título de Consolata.  Querem que se exprime na aproximação dos marginalizados, no conforto aos aflitos, na cura dos doentes, efetivamente, espalhar pelo mundo a verdadeira Consolação que é Jesus Cristo e o seu Evangelho na elevação da pessoa humana, na defesa dos direitos humanos, no respeito pela vida e na promoção da justiça e da paz. A primeira missão dos Missionários ocorreu em 1902, aquando da partida para o Quénia do primeiro grupo de quatro missionários. Também a primeira missão das Missionárias ocorreu em 1913, com a partida para o Quénia do primeiro grupo de 13 irmãs. Desde essas datas, os Missionários e as Missionárias da Consolata estabeleceram raízes na Europa, África, América e Ásia, sempre na procura das periferias do mundo e no serviço aos mais desfavorecidos. A nossa familia è sustentada por 4 pilares: a Eucaristico, Amor e veneraçao a Nossa Senhora, o esprito Missionario e Eclesial.”

 

Irmãs do Amor de Deus

  • Localização: Colégio Amor de Deus, Avenida de Sintra, 1451, 2756-502 Alcabideche – Cascais
  • Contactos: Ir. Maria José Azevedo – 962 680 446 – mizecastro19@gmail.com
  • Quantidade: 3 raparigas
  • Data: de segunda-feira (01/maio) a sábado (6/maio)
  • Apresentação: “A nossa comunidade é constituída por 12 irmãs, entre os 42 e os 93 anos. Fundador da Congregação: Venerável Padre Jerónimo Mariano Usera y Alarcón – “Estou convencido que Deus me chama a fazer o bem na terra” (Pe. Usera). Carisma: O Carisma, legado pelo Fundador, consiste em encarnar o Amor de Deus na vida, de modo que cada irmã chegue a ser manifestação permanente do Amor gratuito de Deus. (C.3) Missão: Este Carisma, hoje, abraçado por irmãs e leigos, impele-nos a construir a cultura do Amor, através da educação integral de crianças e jovens, do cuidado a idosos, da inserção social e paroquial, da missão ad agentes,… “Educar é a nossa forma de amar.” Lema: (cruz) “A Caridade de Cristo impele-nos” Onde estamos: (Mapa) A Congregação está atualmente em 18 países. Em Portugal estamos em Valpaços, Porto, Aveiro, Ílhavo, Coimbra, Fátima, Estoril, Cascais e Vila Viçosa.”

 

Irmãs de S. João Baptista e de Maria Rainha

  • Localização: Centro Pe. Haw, Rua Ginestal Machado, Lote 7, 1600 – 120  Lisboa
  • Contactos: Ir. Conceição Oliveira Fernandes – Tlm: 968 225 995 – conceicaosjb63@gmail.com
  • Quantidade: 2 raparigas
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Somos uma Congregação de origem alemã,  que se encontra na Alemanha em Portugal, India e Moçambique. “Cantarei eternamente a misericórdia do Senhor”, foi o grande lema que impulsionou o nosso Fundador, a espalhar o Reino de Deus. Com o espirito de S. João Baptista queremos encaminhar para Cristo Rei, por meio de Maria o mundo decaído. A comunidade de Lisboa é uma comunidade de vida simples e que se dedica a acolher jovens. Habitualmente é por nós chamada a comunidade de acolhimento missionário, porque é ponto de chegada, de encontro e de partida para países de Missão.”

 

Irmãs de S. José de Cluny

  • Localização: Rua Tomás Ribeiro, 62 (junto à Paróquia de São Sebastião da Pedreira, próxima do Corte Inglês, em Lisboa)
  • Contactos: Irmã Maria Bela – ir.mariabela@gmail.com
  • Quantidade: 2 raparigas
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Somos 5 Irmãs e cada uma tem as suas tarefas comunitárias e de missão. Em primeiro lugar a oração dá o impulso ao dia a fim de respondermos às solicitações com uma certa serenidade, firmeza e audácia. Neste momento temos 128 crianças dos 4 meses aos 5 anos. Para que cresçam em harmonia e felizes, 28 Colaboradores dão o seu melhor para acontecer verdadeiros milagres de desenvolvimento integral da Pessoa. Este ano temos como tema DE MÃOS DADAS SOMOS MAIS FORTES. Estamos a dar o nosso melhor para surgir a cadeia de ações convincentes implicando as famílias. Para além desta responsabilidade de educar, vêm à nossa porta os nossos irmãos que fizeram já um caminho e, continuam nesta estrada da vida, a tentar viver com alguma qualidade. Distribuímos cerca de 80 sacos com dois pães e alguns bolos por cada um com uma taça de sopa. Pelas 19.00h encontramo-nos com cerca de 30 pessoas que vêm receber alguns alimentos vindos do Pingo Doce. Temos dois voluntários para ir levantar os produtos. Também uma vez por semana vamos ao Banco Alimentar levantar os frescos e uma vez por mês a BOX ( Cabaz grande para os cabazes de 35 famílias) onde vem: massas, arroz, leite, azeite ou óleo, doces, salchichas, atum, calda de tomate farinha… Na segundas 6ªfeiras de cada mês, as Irmãs preparam estes cabazes e no Sábado cada família levanta. Vamos 4 vezes por semana, pelas 23.15 à Pastelaria Versalhes, levantar bolos e pão. Estes são distribuídos por todos os que vêm ao Centro. O nosso tempo está organizado de modo que a presença na oração esteja assegurada, a comunhão fraterna e a presença nas crianças, receção e Igreja Paroquial. Com o coração disponível fazem-se grandes coisas. Como filhas de Ana Maria Javouhey procuramos, dentro das nossas limitações, estarmos atentas aos outros.”

 

Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor

  • Localização: Casa de Sant’Ana, (fica na zona do recoveiro, quem vem do Algueirão, volta à esquerda), Estrada dos Pexiligais nº 46 / 2725-659 Algueirão Mem Martins.
  • Contactos: Irmã Maria de Fátima Pires – Tlm: 961 360 901
  • Quantidade: 6 raparigas
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Jesus, o Bom Pastor, chama-nos a viver em união com Ele e a continuar a sua Missão redentora na Igreja”(constituições)  Na comunidade da Casa de Sant’Ana dedicamo-nos ao acolhimento e acompanhamento de Mulheres, na sua maioria com filhos, vitimas de violência doméstica e exclusão social.”

 

Filhas da Caridade Canossianas Missionárias

  • Localização: Rua Cândido dos Reis 12, Queluz de Baixo – Barcarena
  • Contactos: Irmã Maria Izabel Ferreira – Tlm: 962 338 900
  • Quantidade: 1 rapariga
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “O Instituto das Filhas da Caridade Canossianas Missionárias, nasceu em Verona, Itália, no dia 8 de maio de 1808, fundado por Santa Madalena de Canossa. Conta hoje com 209 anos de existência. A fonte inspiradora do carisma Canossiano é o Amor de Cristo crucificado, que na cruz “não respira outra coisa, senão caridade”. A contemplação de Cristo crucificado: “o Amor Maior” e de Maria Mãe das dores ao pé da cruz, são os motivos inspiradores de todo o ser e operar de cada Filha da Caridade Canossiana. Em particular dedicamo-nos à Educação, evangelização e assistência aos doentes. Em Portugal o Instituto está presente desde 1957 com 2 comunidades: Lisboa e Porto.”

 

Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

  • Localização: Irmãs Dominicanas Santa Catarina de Sena, Largo São Domingos de Benfica, 14, 1500-554 Lisboa
  • Contactos: Irmã Maria Rosa Figueiredo – rosafigueiredo9@gmail.com
  • Quantidade: 2 raparigas
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “A Congregação está ao serviço da humanidade, servindo-a nos mais diversos campos de ação: na evangelização, na educação, na promoção e no cuidar de todos, especialmente das crianças e jovens pobres e no serviço aos doentes e necessitados. As Irmãs orientadas pelos princípios da Igreja Católica vivem a originalidade e a pedagogia da Madre Teresa de Saldanha – Fundadora, na educação para a verdade, na liberdade, na responsabilidade, na justiça, na solidariedade e no diálogo intercultural. Como Jesus que passou a vida fazendo o bem3, seguindo os Seus passos,  o nosso Carisma fazer o bem sempre e onde seja possível, que se concretiza em por em prática todas as obras de misericórdia.”

 

Irmãs Dominicanas

  • Localização: Av. das Descobertas, 27 – 1400-091 Lisboa
  • Contactos: Ir. Fátima Brazão – 213 037 020 / 966 542 340 – fatimanevesop@gmail.com
  • Quantidade: 2 raparigas
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (7/maio)
  • Apresentação: “A comunidade está inserida na Casa Provincial e tem como obra um colégio – Externato de S. José. É uma comunidade de acolhimento e dedicada essencialmente à educação, composta por 20 Irmãs, na sua maioria idosas.”

 

Monjas Concepcionistas Franciscanas

 

Irmãzinhas dos Pobres

  • Localização: Rua de Campolide, 163
  • Contactos: Irmã Maria Natália | ms-lisboa-idp@alfaexpress.net
  • Quantidade: 3 raparigas
  • Data: a combinar com a comunidade
  • Apresentação: “A Congregação das  Irmãzinhas dos Pobres, foi fundada por Santa Joana Jugan, em França. As Irmãzinhas dos Pobres procuram hoje viver o carisma da sua fundadora, participando na bem-aventurança dos pobres e humildes de coração numa entrega total a Cristo manso e humilde ao serviço das Pessoas Idosas mais pobres,  numa confiança total na divina Providência. A mais dos três votos de pobreza, obediência e castidade fazem o voto de hospitalidade. Vivem “a hospitalidade consagrada como um testemunho da misericórdia do Pai e do amor misericordioso do Coração de Jesus”

 

Religiosas do Sagrado Coração de Maria

  • Localização: Rua Francisco de Holanda, 39, 1600-088 Lisboa (perto da Cidade Universitária)
  • Contactos: Irmã Maria do Céu Gaspar | larsantos@irscm.pt | 964353124
  • Quantidade: 1 rapariga
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (7/maio)
  • Apresentação: “Somos uma comunidade de 5 Irmãs integradas na Residência Universitária do Instituto das religiosas do sagrado Coração de Maria. Somos um Instituto Internacional. O nosso Carisma é: ‘Conhecer e Amar a Deus, Torná-lo conhecido e Amado, Para que Todos Tenham Vida’. Expressa-se pela vida em comunidade nos diversos Ministérios e Presenças na Provincia e Instituto.”

 

 

PARA RAPAZES

 

Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais)

  • Localização: Seminário Maior de Cristo Rei, Rua do Seminário, 1885-076 MOSCAVIDE.
  • Contactos: Pe. José M. Pereira (reitor.seminariodosolivais@gmail.com) / Tel: 219457370
  • Quantidade: Sem indicação de limite do número de rapazes
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: o Seminário Maior de Cristo Rei é o uma comunidade de 46 seminaristas que se preparam para ser enviados às suas dioceses como padres. Nesta casa do Seminário Diocesano de Lisboa, estão reunidas 9 dioceses diferentes: além de Lisboa, também Aveiro, Cochim (Índia), Funchal, Leiria-Fátima, Mindelo (Cabo Verde), Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Santiago (Cabo Verde). Nesta fase da sua formação, os seminaristas frequentam o 3º ao 5º ano do Mestrado Integrado em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Os finalistas frequentam no próprio Seminário uma pós-graduação em teologia pastoral. Todos eles realizam a sua iniciação pastoral em paróquias e/ou serviços diocesanos.

 

Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

  • Localização: Seminário Nossa Senhora de Fátima, Lg. Padre Adriano Pedrali, 1 – Apartado 7507 EC Alfragide, 2611-853 AMADORA
  • Contactos: 214 707 300 /  alfragide@dehonianos.org
  • Quantidade: 5 rapazes
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Da experiência de fé do nosso fundador, Pe. Leão Dehon (1843-1925), experimentamos no sinal do Lado Aberto de Cristo na Cruz o amor único e totalmente gratuito de Deus que salva. Daqui prestamos todas as nossas tarefas servindo na missão da Igreja. A Comunidade de Alfragide é composta por jovens em formação académica, por uma equipa formativa e por alguns párocos que prestam o seu ministério em paróquias vizinhas.”

 

Irmãos Maristas

  • Localização: Estrada de Benfica 372, próximo do metro Alto dos Moinhos
  • Contactos: Irmão Manuel Silva – msilvahonduras@gmail.com
  • Quantidade: 2 rapazes
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Nascemos em 1817, 2 de janeiro, pelo que estamos a celebrar os 200 anos de vida como um recomeço, à imitação e com a Presença de Maria, carinhosamente chamada, desde o início, Nossa Boa Mãe. São Marcelino Champagnat, que nos fundou, Padre da Sociedade de Maria e vice pároco de uma paróquia da diocese de Lyon, sensível às necessidades do seu tempo, especialmente á ignorância religiosa e às situações de grande pobreza, aberto aos acontecimentos e às pessoas, e sobretudo cativado pelo amor de Jesus e de Maria, guiado pelo Espírito Santo, deu asas ao impulso «Tornar Jesus conhecido e amado». Dizia muitas vezes: «Não posso ver uma criança sem sentir o desejo de lhe ensinar o catecismo e de lhe dizer quanto Jesus Cristo a ama» O nosso fundador não nos quis catequistas, não nos quis professores, não nos quis sacerdotes, mas sim educadores da fé e da cultura, promovendo o homem integral. Em Portugal temos dois Externatos, um em Lisboa e outro em Carcavelos. Junto à Cadeia de Tires, temos a Casa da Criança; em Vouzela temos um centro de acolhimento para jovens que queiram aprofundar algo da sua potencial vida marista; em Ermesinde, um centro para crianças deficientes. Contando com o Espírito Santo derramado em nossos corações no Batismo, e sentindo-nos participantes em paridade com muitos Leigos, do Carisma de Champagnat, procuramos viver este Ideal em comunidade, com os votos de pobreza, castidade e obediência.”

 

Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos) – Estoril

  • Localização: Salesianos do Estoril – Av. Marginal, 2765-345 ESTORIL
  • Contactos: Pe. Juan Freitas (juan@salesianos.pt) / Tel: 214678970
  • Quantidade: 6 rapazes
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Comunidade de religiosos sacerdotes e leigos que partilham do carisma de São João Bosco vivendo e trabalhando em comunidades dedicam-se especialmente à evangelização da juventude sobretudo através do ensino, da catequese, de atividades de tempo livre, acolhimento de jovens sem família, missões, campos, desporto, etc.”

 

Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos) – Lisboa (Oficinas de São José)

  • Localização: Salesianos de Lisboa – Praça S. João Bosco, 34, 1399-007 Lisboa
  • Contactos: Pe. Simão Cruz (simao.cruz@salesianos.pt) / Tel: 210 900 500
  • Quantidade: 6 rapazes
  • Data: de domingo (30/abril) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “Comunidade de religiosos sacerdotes e leigos que partilham do carisma de São João Bosco vivendo e trabalhando em comunidades dedicam-se especialmente à evangelização da juventude sobretudo através do ensino, da catequese, de atividades de tempo livre, acolhimento de jovens sem família, missões, campos, desporto, etc.”

 

Frades Menores Conventuais

  • Localização: Convento São Maximiliano Kolbe, Igreja de Sta. Clara, Avenida Avelino Teixeira da Mota, 1950-134 Lisboa
  • Contactos: Frei Fabrizio Bordin – Tel: 218 376 969; Tlm 933 283 724; Email: freifabri@gmail.com
  • Quantidade: 3 rapazes
  • Data: de segunda-feira (01/maio) a domingo (07/maio)
  • Apresentação: “É uma comunidade de 4 frades que vivem um horário quotidiano de oração comunitária, assim como os momentos de convívio fraterno. Parte do dia é dedicada ao trabalho pessoal e ao ministério pastoral e social, tendo ao nosso cargo duas paróquias em Chelas (três igrejas) e dois centros sociais. Atualmente connosco vive um postulante, formando uma comunidade de cinco pessoas. O nosso carisma: Viver o Evangelho no espírito de São Francisco de Assis; partilhar a vida de quem vive ao nosso lado, sobretudo dos mais pobres; cuidar da nossa relação com Deus e da vida fraterna em comunidade; anunciar o Evangelho com a vida, em simplicidade e alegria.”

 

Missionários da Consolata

  • Localização: Centro Missionário Padre Paulino, Avenida Cidade de Lisboa – Quinta do Castelo, 2735-206 Agualva Cacém
  • Contactos: P. Ermanno Savarino – saverma@tiscali.it – Tlm: 914 481 001
  • Quantidade: 7 rapazes
  • Data: de domingo (30/abril) a sexta-feira (05/maio)
  • Apresentação: “Os Missionários da Consolata são um instituto religioso nascido em Turim (Itália) no início do século XX e agora presente em 28 paises no mundo com comunidades internacionais. Trabalham para evangelizar os povos que ainda não conhecem o evangelho, caminhando ao lado dos mais necessitados e marginalizados. O estilo de vida é caraterizado pela fraternidade vivida como em família e pela proximidade com as pessoas. Site internet www.consolata.pt